"O artista é o viajante feliz que, após ter longamente navegado sobre as águas da dúvida, nas trevas do esforço, pode, enfim, bradar: terra!"

(Mikel Dufrenne)

domingo, 16 de maio de 2010

Livraria, Café e Cinema


Gosto de passear em shoppings, mas fico pensando o que me atrai neste lugar. Como não sou consumista nem do tipo que aprecia vitrine como se estivesse diante de um copo d'água depois de caminhar muito no deserto, constatei que nunca consigo entrar num deles sem ficar parte do tempo na livraria. Sim, o que há de melhor num shopping é a livraria, onde o consumo vem acompanhado de um acréscimo no conhecimento e um prazer ao espírito. Ainda fiquei pensando que todas as vezes, na saída, paro num café, peço um expresso e fico observando o vai-e-vem de pessoas enquanto me entregam o café e eu o saboreio como quem contempla, com o próprio palato, a vida que acontece à minha volta. E por último, vejo que o cinema me agrada, embora não vá com tanta constância. Livraria, café e cinema... entrelaçados por uma adrenalina aos sentidos e às emoções, embora com a calmaria de quem descobre o prazer em coisas tão ao alcance da mão e dos olhos. Shopping sem livraria, café e cinema seria o lugar mais chato do mundo!

Alexandre de Melo Andrade.

Um comentário:

L. Aguinaldo disse...

Concordo em gênero, número e grau, mas com apenas uma intervenção: shopping também é bom para passear com o seu amor e aprecisar bons livros, cafés e filmes com aquela que deixa o seu redor muito mais contagiante. Gostei muito. Parabéns!