"O artista é o viajante feliz que, após ter longamente navegado sobre as águas da dúvida, nas trevas do esforço, pode, enfim, bradar: terra!"

(Mikel Dufrenne)

domingo, 26 de outubro de 2008

A (DES)CONSTRUÇÃO DA FIGURA FEMININA EM CONTOS DE MARINA COLASANTI (resumo de trabalho de conclusão de curso)


Raphaela Magalhães Portela HENRIQUES (FABAN) raphaela-henriques@ig.com.br
Eliete TREVILATO (FABAN) liagabi@ig.com.br
Orientador: Prof. Ms. Alexandre de Melo ANDRADE


Entre as vozes que circundam a literatura contemporânea, encontra-se a de Marina Colasanti. A escritora, que oscila entre contos de fadas, contos rápidos e poesias, tece sua escritura de forma singular no panorama da literatura atual, e vem se destacando por entremear textos que refletem sobre questões que envolvem a relação entre marido e mulher, pai e filho, realidade e sonho, limitação e utopia. O trabalho em questão visa a uma reflexão sobre dois contos – “A Moça Tecelã” e “Para que ninguém a quisesse” – de forma que possamos entender a construção da problemática pressuposta pelo conflito autoritarismo x submissão, que ao mesmo tempo destrói e constrói a figura feminina, em textos cujos efeitos são construídos a partir da própria trama da linguagem.
Palavras-chave: Marina Colasanti; figura feminina; contos.
OBS: A pesquisa acima foi concluída em dezembro de 2008, quando as autoras entregaram a monografia e passaram por banca examinadora, na FABAN - Faculdades Bandeirantes, de Ribeirão Preto. Porém, pretendem seguir a pesquisa num âmbito maior.

Um comentário:

Estudos de Literatura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.