"O artista é o viajante feliz que, após ter longamente navegado sobre as águas da dúvida, nas trevas do esforço, pode, enfim, bradar: terra!"

(Mikel Dufrenne)

domingo, 27 de fevereiro de 2011

LEMBRANÇA



Quando voltei de viagem
O cão já estava morto

Enterrado num lugar
Que eu não queria saber
Onde era


Durante anos
estivera comigo
sozinho.
Via-me em seu olhar
que saltitava em cada chegada
e pululava
em minha volta
querendo agarrar
a minha alma


Morreu só.
Morreu se lembrando
de minhas mãos
em seu pêlo
de meu olhar
naquelas manhãs
que eram só nossas!
Morreu me perdoando...

(Alexandre)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

ÀQUELES QUE GOSTAM DE ESCREVER...

Limpa tuas vestes e, se possível, que todas as peças de roupas sejam brancas, pois isso ajuda a conduzir o coração ao temor de Deus e ao amor a Deus. Se é noite, acende muitas luzes, até que tudo fique claro. Toma então em tuas mãos a pena, tinta e uma mesa e lembras que estás destinado a servir a Deus na alegria do coração. Agora começa a combinar umas poucas ou muitas letras, a permutá-las e combiná-las até que teu coração se aqueça. Então atenta para os movimentos delas e para o que podes extrair delas ao movê-las. E quando sentires que teu coração já está aquecido e quando vires que pelas combinações de letras podes apreender novas coisas que por ti próprio ou pela tradição humana não terias como saber e quando portanto estiveres preparado para receber o influxo do poder divino que flui para o teu interior, então põe todo o teu pensamento mais verdadeiro a imaginar em teu coração o Nome e Seus anjos exaltados como se eles fossem seres humanos sentados, ou em pé, à tua frente. (Abraham Abulafia)

O texto acima compõe a abertura do livro Clarice, (do original Why this world?), escrito por Benjamin Moser, que tem como eixo a trajetória da escritora Clarice Lispector. Achei muito apropriado, tendo também em vista que ela mesma, meses antes de morrer, declarou numa entrevista: "Quando não escrevo, estou morta!"